terça-feira, 28 de abril de 2009

Minha formação leitora

A minha formação leitora passa por três momentos distintos: Primeiro foi a minha mãe, apesar dela ter morrido quando eu tinha 7 anos e de ter convivido muito pouco ao lado dela, guardo momentos interessantes em que a via sempre com um livro ou uma revista nas mãos; Os meus avós, ele meu verdadeiro pai, era um leitor assíduo, lia artigos científicos e romances clássicos e ela, minha mãe até os 12 anos, quando ela morreu, lia fotonovelas e alguns romances; e por fim meu tio que gostava de leitura de cordel.
Nesse ambiente leitor, vivi e me formei. Recordo-me das fotonovelas que dos 10 aos 12 anos lia na companhia da minha avó. Os livros científicos do meu avô eram folheados por mim e os títulos e as chamadas das reportangens eram lidos avidamente com o acompanhamento das figuras coloridas. O cordel foi minha primeira experiência verdadeiramente leitora.
Curiosamente fui vendedor de livros aos 12 anos numa cidade que praticamente não havia leitores. Eu ficava a espera de um possível leitor que se dispusesse a comprar um livro para ler nas noites frias da pequena Piatã, encravada no sertão baiano, um clima do sul do Brasil ou da Europa destoando do clima árido e seco do Nordeste. Como os leitores eram raros, os livros eram devorados por mim e por meu patrão que me recomendava ler com zelo e plastificar novamente os livros e as revistas para que os leitores comprassem sem reclamações.
É inegável a influência da escola no processo, embora se restrinja a decodificação das letras, pois o meu professor era um gramático por excelência e não nos incentivava a leitura dos romances nem os dos Romeus e Julietas, nem os de cavalaria.
E assim me tornei um leitor apaixonado e devorador dos mais diversos gêneros e tipos, fato que oportunizou-me o formidável encontro com "O Evangelho segundo Jesus Cristo" de José Saramago, o livro que precisava, necessariamente, ser escrito e que deveria ser lido por todas as pessoas que se interessam pelas letras mágicas que nos fazem arrepiar, nos emocionam e explicitam a verdade.

Um comentário:

  1. Seu blog é óptimo,gostei dou-lhe meus parabéns.
    Com votos de grandes vitórias.
    PS. Se desejar fazer parte dos meus amigos virtuais, faça-o de forma a que possa encontrar seu blog para segui-lo também.
    Sou António Batalha.

    ResponderExcluir